Cuidando da suspensão dianteira

Olá,

Relatarei uma empreitada cara, mas importante no processo de revitalização e confiabilidade de um veículo usado e antigo. Quando adquirimos um veículo e não sabemos sua história e procedência, nos cabe buscar os problemas e resolvê-los o mais rápido possível. Não poderia ser diferente no trato que com este Fusca. Já teve uma jornada de uso antes de chegar as minhas mãos, em novembro de 2009. No mínimo 11 anos de ralação e judiação, isso mesmo, como o Fusca é guerreiro nato todo mundo usa e não se importa muito com a manutenção e os cuidados que devem ser tomados.

Depois das reformas e quando passei a usar o Fusca, observei alguns barulhinhos de ferro batendo, um chacoalhar ao passar em irregularidades do asfalto, tão comuns em nossas ruas e, muito range range. Enfim, os barulhos foram me incomodando e como objetivo usar o Fusca com intensidade, ou seja, usá-lo para viajar, andar rápido e me deslocar com outras pessoas dentro, precisava obter segurança e confiabilidade para isso. Assim que possível me dirigi com o Fusca ao município de Niterói e procurei o pessoal da Satélite, empresa que trabalha com suspensão, escapamentos, injeção e tudo mais. Conheço o trabalho deles a bastante tempo e já havia usado seus serviços quando adaptei amortecedores de TR4 em uma Pajero iO, que tive algum tempo atrás.

Uma volta no quarteirão foi o bastante para que o Eduardo constatasse que tinha coisa errada ali embaixo. Colocou no elevador e depois levou-o para a rampa de alinhamento. As constatações eram mais ou menos o que eu esperava, folgas nos pivôs, folga no eixo central da suspensão, tudo ressecado, calço rachado e por aí vai. O orçamento, que não foi o melhor que consegui, me deixou meio desanimado, mas a confiança no trabalho deles e a necessidade de segurança com o carro me fizeram optar em executar lá, a revisão completa.

Como pode ver nas fotos, tudo foi desmontado, limpo, lubrificado, trocado, embuchado, novos calços, batentes, pivôs e amortecedores (incluindo o de direção). A casa trabalha com suspensão para substituição a base de troca, mas no dia da execução o mecânico me disse que como o carro ficaria para o outro dia, poderia executar o serviço de restauração em meu próprio conjunto, já que era original do carro e apresentava boa aparência. Assim foi feito e, como pode ver, o estado anterior e o estado atual mostram uma grande diferença.

Ao lado da Satélite está a Breckar (www.breckar.com.br). Estes são especialistas em freios, sempre faço a manutenção dos meus carros lá e nunca tive problema. São super honestos e não trocam peças boas só porque você não entende. O Anderson (gerente da loja) é um cara muito bacana e desde quando levei um Suzuki Samurai para possível troca de pastilhas, pois puxava a direção para um lado quando freiava e, ele disse que o problema não era pastilha e sim uma limpeza e lubrificação, fiquei freguês da casa e já indiquei e levei pessoalmente muitos amigos até lá. Eles são um exemplo de que trabalhar correto e honestamente tem seu valor, mesmo que isso custe um pouco mais, você se sente em casa e confiante de que não será enrolado.

Aproveitei que o Fusca estaria parado ali ao lado e pedi ao Anderson para dar uma geral, até porque o Chapéu havia me dito que era bom ver o cilindro mestre que apresentava um pequeno vazamento. Como esperado, foi trocado apenas o cilindro mestre e feita uma limpeza, regulagem e sangria do sistema. O freio ficou ótimo e de cara ficou bem alto e tomei um susto quando freei pela primeira vez. Recomendo, tanto a Satélite quanto a Breckar Peças e Serviços Ltda. Ambas estão situadas a Rua General Castrioto, 74 e 68, respectivamente, no bairro do Barreto – Niterói – RJ.

De quebra, o pessoal da Satélite, que tomaram gosto pelo projeto do Fusca, deram um trato na parte baixa, aplicando tinta nas peças da suspensão e graxa em tudo que estava maltratado na chaparia do fundo. Além do engraxamento e lubrificação da suspensão, deram uma camada de graxa como pode ser visto nas fotos. Depois o Fusca foi feita a geometria (alinhamento e cambagem) e também o balanceamento, este usando o sistema de balancear a roda no lugar. Isso garante que o equilibrio será dado com ela em funcionamento, diferente dos modelos onde a roda é balanceada fora. Era necessário desta forma, pois os cubos foram perfurados para adaptar rodas com furação 4×100, e também porque aros recuperados podiam trazer qualquer desequilibrio quando montados. Apesar que mesmo antes de fazer o balanceamento não notara qualquer vibração no carro, foi uma medida preventiva.

Enfim, chega de papo e vamos as algumas fotos que documentam o processo de recuperação da suspensão dianteira completa, a troca de todos amortecedores e a geometria completa da suspensão, que agora está pronta para encarar as ruas com total segurança e conforto (se for possível obter isso de um Fusca).

Até breve,

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9 Comentários em “Cuidando da suspensão dianteira”

  1. Rabello Lebre Says:

    Olá, Ronny
    Parabéns pelo “Fuscalidades”. Parabéns também pelo seu fusca e pelo espírito de conservar muito bem a sua relíquia. Achei este site em pesquisa na net de locais que lubrificassem os pinos de suspensão do fusca, pois está quase impossível achar postos que dêem lavagem geral no fusca fazendo também a lubrificação da suspensão. Ir à Satélite ou à Breckar poderá também, além dos serviços que tomei conhecimento que fazem, ser a solução depois da lavagem. A propósito: seria bom retificar a indicação do site da Breckar, que apareceu no seu texto com um “a” a mais. Grande abraço,
    Rabello Lebre (Fuscão 1500 – 1971)

    • ronasc Says:

      Rabello,
      Agradeço o elogio e a dica. Farei a correção imediatamente. Meu fusca rangia demais e estava atrás deste serviço em um posto, assim como você, e acabei encontrando-o na retificadora satélite. Se estiver na região de Niterói, tenho a dica de um posto onde faço geral em meus carros, fica na Rua Noronha Torrezão, altura do número 350, atrás do Posto de Gasolina. Quando preciso lavar geral faço lá, entretanto não sei se fazem lubrificação das graxeiras.
      Grande abraço.
      Ronny Nascimento

  2. Lira Says:

    Achei legal, adoro o fusca ultimamente estou com uma brasilia 75
    estou com dificuldade de colocar os pivô,devido a posição serta
    para não ficar com frente dura comendo peneu etc.
    Sempre sou eu que faço manutenção de minhas reliquias, e esqueci a posição dos mesmo. Seria possivel mim ajudar?.
    Lira de fortaleza.

  3. ronny gleydson Says:

    Ótimas fotos, estou começando esta empreitada agora, começando a comprar umas peças aqui e alí e quase todo dia descubro que tem uma outra peça que eu não sabia, hoje descobri que o fusca tem barra estabilizadora traseira. Bom, encontrar pessoas apaixonadas por fuscas não é fácil, mas difícil mesmo é encontrar um outro Ronny que também gosta.

    Ronny Gleydson

  4. Francisco Says:

    Boas amigo, eu tenho um Carocha de 69, a roda dianteira direita tem o camber mal (Inclinada de cima para fora) Isso tem afinação? Obrigado!

  5. Wolney Says:

    Olá Ronny,

    Estou precisando de um serviço desses na minha suspensão, só que não sou do RJ, será que vc pode me mandar o fone da Satélite.

    Grato,
    Wolney.

  6. paulo afonso Says:

    Ronny, comigo aconteceu a mesma coisa, desmontei o carro, pintei, fiz capotaria, parte eletrica e mecânica, quando rodei no carro foi aquela decepção pois batia tudo, o carro não conseguia andar em linha reta, os freios estavam meio muxibentos, total insegurança,aí procurei o pessoal da auto 7 em BH e eles estão cuidando do carro, o Dono da oficina trabalho na VW nos anos 70/80 e sabe tudo de fusca fiquei impressionado,em menos de 20 minutos ele me mostrou muita coisa que estava errada no carro, e no máximo em 4 dias me entrega o carro em situação perfeita.O que me deixa muito feliz, pois esta é a segunda reforma que faço, após fazer a primeira reforma vendi o carro, dois anos depois eu vi o carro em terreno todo detonado, não tive dúvida comprei de volta e iniciei a reforma que dura 8 meses.

  7. Adriano Says:

    Estou passando por esse mesmo problema, barulho na suspensão e uso diário do carro, no asfalto uma maravilha, nas ruas de paralelepípedo um susto só, parabéns pela postagem, muito útil e esclarecedora.


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